Como preparar o Molho Su – Tempero de Sushi

Olá olá meu querido leitor tudo bem? Aqui quem fala é o Hiro do Blog sushibilidade e hoje estou aqui para atualizar o conteúdo do post, então este conteúdo foi atualizado dia 21 de Dezembro de 2017.

O segredo dos sushis está no preparo do arroz  e no molho Su. É essencial que tire pelo menos 40 minutos do seu tempo para a preparação do Arroz e do Molho. O primeiro passo é a preparação do arroz e logo vem a preparação do Molho Su.

Vamos supor que você já preparou o seu arroz e deixou descansar. Enquanto o seu arroz descansa você precisa preparar o seu Molho Su – Tempero de Sushi.

Ingredientes para 01 quilo de arroz tipo japonês cru:

300 ml  Vinagre de Arroz;
06 Colheres de Sopa de Açúcar
02 Colher Rasa de Sopa de Sal
10 cm Folha de Kombu (alga desidratada)
100 ml de Sake Mirin

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes dentro da panela, mexa e ligue no fogo alto. É importante que mexa enquanto o fogo estiver alto para dissolver todo o açucar no tempero. Antes de começar a ferver apague o fogo..

Perguntas frequentes:

Qual é a medida que devo utilizar no meu arroz?

A verdadeira resposta é DEPENDE! Não há uma receita exata para a quantidade de Molho que você deve colocar no Arroz. Utilize como referência 400 ml de Molho para cada 01 quilo de Arroz cru.

Eu encontro muitas receitas na internet que além do açucar e do sal é acrescentado Saquê de Cozinha e folha de Kombu, qual eu escolho?

Isso depende do seu estilo. Cada Sushiman tem o seu próprio estilo de preparação do Molho Su. Há Sushimans que também colocam agua e gengibre durante a preparação.  O Saquê de cozinha e a folha de Kombu também pode ser acrescentado sem nenhum problema.

Por que devo colocar o pano úmido sobre o arroz?

O pano úmido serve para não ressecar o arroz e manter o arroz na temperatura ideal. O contato direto do arroz com o ar faz com que resseque e consequentemente diminui a sua qualidade na hora de preparar os sushis.

Onde eu posso encontrar os ingredientes que estão nesta receita?

Separei os melhores links para que você não precise procurar na internet. O meu parceiro Konbini.com.br têm todos os produtos que você precisa. Segue os links:
Tempero de SushiKits de SushiArroz para Sushi 

Curso de Japonês Online

Observações:

Gostou da receita? Que tal aprender um pouco mais? Os nossos posts mais visitados são como fazer o hot roll e como fazer temaki. Aposto que você vai adorar preparar estes pratos em sua casa 😉

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

23 Comentários

  1. Jaimilton

    Obrigado muito bom

  2. juliana

    adorei a receita estou querendo fazer em casa mas tenho medo de nao dar certo e tbm onde posso encontrar os ingredientes

    • Olá Juliana tudo bem?
      Pode fazer que vai dar certo 😉 Você pode encontrar todos os ingredientes no site do meu parceiro Marcelo do site konbini.com.br . Fala que você viu aqui a receita : )

  3. Sayuri

    Posso guardar o molho na geladeira?

  4. joice karizia

    melhor curso que já fiz ,super indico .

  5. Takuo Okada

    A quantidade de 150 ml de molho de su acho pouco, geralmente os sushimans variam de 300 a 350 ml por 1 kg de arroz cru, o tempero ideal para cada apreciador é diferente mas o tempero de arroz tem que ter um gosto agridoce que tanto não acentue tanto o gosto do vinagre e nem do açúcar, tem que esatr no meio termo.
    Com a prática e tempo vais encontrar o tempero ideal para seu gosto e de seus amigos.
    Boa pratica e sucesso..

    • Olá Takuo tudo bem?

      Ótima abordagem. Essa receita eu gosto de passar aos alunos seguindo uma seguinte lógica. Essa receita deixa o Shari bem suave ou seja fica a critério de nossos alunos acrescentarem + molho su. Há paladares sensíveis e por este motivo eu abordo a parte que, caso o aluno queira acrescentar + molho su há a possibilidade uma vez que o tempero esta bem suave.

      Obrigado pelo feedback!

  6. Gustavo

    Bom dia Hiro, gostaria de saber como guardar o arroz após cozido, para o dia seguinte. Se não usa lo todo no dia! Grato

  7. Diogo

    Boa Tarde!

    Realizei o processo de fabricação normalmente conforme orientado, ficou perfeito os ingredientes se dissolveram normalmente, o sabor também ficou muito bom, porém, fiz em grande quantidade e armazenei o molho em garrafa de vidro, após dois dias o açúcar se separou do molho, como se estivesse cristalizado, ficou todo açúcar no fundo da garrafa não estando mais dissolvido como o restante dos ingredientes, você saberia qual motivo disso ter ocorrido? a maneira de armazenamento em garrafa de vidro interferiu em alguma coisa?

    Desde já agradeço ;)!

  8. William Amorim

    Gostaria de tirar uma dúvida. É possível recuperar um Shari (Caso eu esteja enganado sobre o nome do arroz após o preparo para sushi, por favor, corrija-me) o qual foi colocado em excesso o Molho Su? Eu fiz 2 xícaras de arroz para 3 de água e acabei me confundindo na hora de preparar o molho su e acabei fazendo 1 1/2 de vinagre com 3 colheres de sopa de açúcar. Consigo pelo menos aproveitar o Shari? Aparentemente ele ficou bem forte. Não usei Kombu e nem Sake. Grato pela atenção!

    • Olá william tudo bem?

      Sim, dá pra aproveitar fazendo bolinho de Shari. Você pode congelar um parte e ir utilizando aos poucos. A receita pode ser a mesma do bolinho de arroz, você vai trocar por shari e servir com tarê. 🙂

  9. mileide

    Muito obg, as dicas são ótimos, simplesmente sensacional

  10. Jean Neves

    Parabéns pela receita do molho, muito bom

  11. Felipe

    Quanto de sake Mirim eu uso para 10 litros de vinagre ?

    • Felipe, tudo bom? Se for com base na Proporção seria 1,6L. No entanto, o ideal é você corrigir sempre o tempero para ficar ao seu gosto ou dos seus clientes. Atte. Hiro Ozono

  12. Rodney

    Olà Hiro bom dia, você poderia passar os recheios de sushis e o modo de preparo, grato

  13. Lucio

    Olá, procuro explicações sobre aquele molhinho que os sushimens pincelam em cima dos niguiris, antes de servir. O que seria? Como fazer? Obrigado

    • Lucio, tudo bom? Cada Sushi Chef tem sua versão de molho para colocar em cima dos Sushis, esse costuma ser um dos diferenciais do Chef. Cada Itamae (Mestre em Sushi) costuma ter o seu molho, mas pode ser essencialmente molho de soja (shoyu) de alta qualidade, na quantidade correta, ou um molho próprio do chef “mais suave” para determinados tipos de peixe como o Atum.

    • Carol

      Procure por molho tarê

  14. Pingback: A origem do Sushi | Sabores & Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.