Como escolher um peixe fresco – infografico

Olá aqui quem fala é o Hiro do Blog Sushibilidade e do curso de sushi. Hoje estou aqui para te explicar como escolher um peixe fresco para suas encomendas de sushis ou até mesmo para preparar um delicioso peixe para sua família em casa.

como-escolher-um-peixe-fresco

No artigo passado eu falei sobre Como trabalhar com entregas de sushi com pouco investimento e este artigo é uma continuação da abordagem sobre os principais requisitos para começar a trabalhar com encomendas de sushis ou até mesmo para quem pretende aprender a fazer sushis como Hobby.

Os peixes são ricos em proteínas, ácidos graxos, ômega 3 e outros nutrientes. No japão a culinária desenvolveu-se fortemente em torno dos pescados.

Escolher um peixe fresco é crucial para o sucesso das suas encomendas e também para a qualidade de seus sushis. Como escolher um peixe fresco sempre foi uma das principais perguntas do Curso presencial que ministro e por este motivo eu resolvi compartilhar esta informação tão importante contigo.

Além de explicar como escolher um peixe fresco vou ensiná-lo a mantê-lo em temperatura ideal para que você possa utilizá-lo em seguida e não perder a qualidade.

Em relação a qualidade do peixe eu preparei um infográfico informativo explicando as principais caracteritisicas de um peixe fresco. Isso vai te ajudar muito quando estiver em uma peixaria. Segue o infográfico a seguir:

Como escolher um peixe fresco

Além do infografico resolvi colocar algumas fotos para que você tenha uma idéia bem clara de um peixe fresco e de um peixe ruim.

Preste muita atenção nesta foto, a primeira foto mostra um peixe totalmente estragado enquanto a segunda foto mostra como é um verdadeiramente fresco.

qualidade-duvidosa

Fish Gills

Outras dicas importantes:

  • Se comprar o peixe inteiro não esqueça de tirar as vísceras antes de colocá-lo na geladeira,
  • O peixe dura somente 01 dia na geladeira e deve ser protegido em um filme plástico ou em um recipiente a vácuo a uma temperatura de 4 C..
  • O peixe dura até 03 meses no congelador,
  • Para descongelar o peixe, o mesmo deve ser descongelado naturalmente dentro da geladeira,
  • O peixe depois de descongelado não podemos recongelar novamente, isso aumenta o número de bacterias no alimento.
  • O peixe tem uma durabilidade maior em sua forma inteira do que em filés. Então pense nisso no momento em que for deixar na geladeira.

Gostou das informações? Bom agora gostaria de compartilhar contigo alguns peixes que geralmente utilizamos em nosso Sushibar no Litoral Norte de São Paulo o Bar do Japonês. Geralmente utilizamos o Atum, Salmão, Robalo, Linguado, Namorado, Olho de boi, Olhete…São alguns exemplos de peixes que utilizamos para fazer Sashimi.

Se você gostou do nosso artigo de hoje, não esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo. Não esqueça que semana que vem tem mais!

Um grande abraço.

Hiro Ozono
Instrutor de Sushi
Criador do Programa Sushibilidade

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

7 Comentários

  1. trabalhamos com doces e chocolates, más tenho acompanhado suas dicas, pois a culinária japonesa é encantadora.

    Obrigado

  2. Aleksander

    Como sei quanto peixe comprar por pessoa para fazer comida japonesa?

  3. Vívia Soares

    Boa tarde.

    Moro em Brasília e tenho uma parceria com um sushiman para oferecer cursos de sushi, porém quero ampliar meu negócio abrindo um delivery, pois em Brasília ainda há poucos.

    Gostaria de algumas dicas, saber se é rentável.

    Grata.

  4. ricardo

    é uma pena….eu morar aqui no interior de são paulo …..e ficar tão distante de pode fazer o curso….outro motivo que me impede , além da distância , é o de ñ ter dinheiro ….por estar desemprego a muito tempo!!

  5. Marcelo de Figueiredo Heusi

    Fiz o curso no último domingo dia 30 , vim de Itajaí, Santa Catarina foi muito bom ,com dicas ótimas e receitas inéditas o chef Hiro é muito prestativo e paciente ,eu recomendo.grato por tudo.

  6. Christopher Thomas

    Adorei as dicas, bastante explicativo. Estou fazendo o curso e estou amando as receitas e as explicações do chef Hiro Sensei. Quem esteja interessado recomendo fazer. Obrigado :D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *