O papel fundamental da Mulher na Culinária Japonesa que poucos sabem.

Olá aqui quem fala é o Hiro do Blog Sushibilidade e hoje estou aqui com um Post super interessante sobre o papel fundamental da mulher na Culinária Japonesa.

A culinaria japonesa

Kathleen Mary Drew-Baker pesquisadora.

O que esta foto acima tem haver com a Culinária Japonesa? Resposta: Tudo!

Antes de te contar quem foi Katheen Mary Drew-Baker eu preciso te contar um pouco sobre a história do Nori.

O Nori é uma espécie de folha feita a partir de algas marinhas (Porphyra) muito utilizado na Culinária Japonesa tanto nos pratos quentes quanto Sushis.

Alga Marinha Porphyra

Alga Marinha Porphyra

Para se ter uma idéia da importância das algas marinhas no Japão, antigamente os japoneses podiam pagar seus impostos ao imperador em forma de alga marinha.

Apesar de ser um alimento básico para os Japoneses a industria do nori teve um declínio após a Segunda Guerra Mundial. Uma série de tufões, combinado com a poluição das águas contribuiu com um colapso completo na produção de nori no Japão.

tufao2

Para piorar a situação, os japoneses não sabiam sobre o ciclo de vida das algas e ninguém conseguia descobrir como fazer crescer as novas plantas a partir do zero e começou o caos para os agricultores e toda a população japonesa.

agri

Ai vem a parte interessante da história, enquanto os japoneses sofriam tentando solucionar o problema das algas, em Manchester uma pesquisadora chamada DRª. Drew-Baker publicou uma descoberta sobre uma pequena alga e publicou em um grande jornal sobre ciência.

Curiosidades sobre a culinaria japonesa

Depois de ler a sua pesquisa, os cientistas japoneses desenvolveram rapidamente métodos para semear artificialmente as algas marinhas e conseguiram graças a essa pesquisa reconstruir a industria de Nori no Japão.

Os japoneses são tão gratos a doutora que ela foi conhecida como a “Mãe do Mar” e todo dia 14 de Abril é realizado o festival Drew na Cidade de Osaka em agradecimento do povo japonês a grande Drª  Drew-Baker que contribuiu com o sucesso na recuperação das algas marinhas.

Em memoria de Katheleen Mary Drew-Baker um monumento foi erguido em 1963 no santuário de Sumiyoshi.

Em memoria de Katheleen Mary Drew-Baker um monumento foi erguido em 1963 no santuário de Sumiyoshi.

Depois de escrever este post eu fiquei refletindo sobre a questão da mulher em relação a Culinária Japonesa no Mundo. Se não fosse a doutora certamente o mercado de Nori Japonês teria outro rumo.

Existem grandes Chefs Mulheres e esta história é mais um grande fator que a Mulher teve e tem um papel fundamental na história da Culinária Japonesa.

Se você gostou da curiosidade de hoje não esqueça de deixar o seu comentário em nosso blog. Desta maneira eu fico muito mais motivado em escrever artigos sobre a nossa Culinária Japonesa.

Um grande abraço.

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

4 Comentários

  1. Lindaura De Paula

    Muito bacana essa história…não conhecia. Por aí vemos que nada haver somente os Sushimans serem tão valorizado e as Shushiwomans serem tão pouco valorizadas.
    E cá entre nós…se não tiver um dedinho da mulher nas histórias…kkkk nada vai pra frente.

    • Com certeza Lindaura, nós encorajamos as mulheres a se tornarem Sushiwomen bem sucedidas. Atte. Marcelo

  2. NATHIELI LIMA

    gostei muito do que li, amo me informar sobre esses assuntos e saber sobre as diferentes culturas. essa curiosidade é de muita importancia pra mim. obrigada por destacar que as mulheres tem sim espaço nesse mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.