O mineiro que virou Sushiman

Atualmente o mercado da gastronomia oriental no Brasil vem obtido maior destaque nas grandes e pequenas cidades, fazendo com que cada vez mais os donos de restaurantes e redes de fast foods invistam na contratação de profissionais habilitados.

O sushiman, Alysson Ferreira Silva, 28, atualmente cursa Gastronomia e Alta cozinha no IGA – Instituto Gastronômico Argentino. Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Alysson reside e trabalha na cidade de São José dos Campos em São Paulo. Sua especialidade é o sushi fusion, que diferente do sushi tradicional, dispõe de uma grande variedade de ingredientes.

Para se diferenciar da concorrência, Alysson, viajou por diversos locais como: Natal (Rio Grande do Norte); Paraty (Rio de Janeiro) e Belo Horizonte (Minas Gerais), para ele, a experiência valeu apena.

“Em cada um desses lugares pude aprender coisas novas que sempre fizeram o diferencial dos meus pratos”, destaca.

Apesar de ser um profissional experiente, Alysson, vê que a profissão do sushiman ainda é pouco valorizada e que nem todos os restaurantes pagam um salário proporcional ao serviço do profissional.

“Infelizmente as pessoas ainda tem a ideia de que um sushiman é apenas um decorador de pratos, aos poucos eles vão percebendo que somos muito mais que isso, que estudamos e muito a filosofia japonesa e que sushi é uma arte”, desabafa.

Um sushiman como Alysson ganha em média, R$ 2.000,00 por mês devido ao tipo de culinária que apresenta, no seu caso, o foco está nos pratos à la carte, ou seja, nos pratos individuais. Porém, a realidade de muitos profissionais é uma renda mínima de R$ 900,00, fazendo com que muitos restaurantes, optem pelo sistema de rodízio, que é quando o cliente paga um determinado valor para entrar no restaurante e come a vontade.
Para aqueles que almejam ingressar nesta área Alysson dá a dica mais importante:

“Gostar de cozinhar, muita dedicação, respeito à culinária japonesa, amor e carinho pela arte”.

Segundo o mineiro que virou sushiman, o melhor resultado é o contentamento de seus clientes, “preparar os pratos e ver o contentamento dos clientes quando chega à mesa, a ponto de tirar fotos, os muitos elogios e carinhos de amigos e conhecidos, muitos clientes se tornam amigos”.

Você sabia que agora temos Curso de Sushi em Belo Horizonte – MG?

Saiba mais neste link: https://cursosushi.com/curso-de-sushi-em-belo-horizonte/

Curso presencial de Sushi Completo agora na capital mineira (BH). Conheça pessoalmente o Chef e Especialista em Sushis Hiro Ozono.

Jaqueline

Jornalista MTB: 63492/SP

Website: http://seexpressando.wordpress.com/

15 Comentários

  1. Regina

    Eu fui tive a felicidade de degustar das delicias que o Alysson prepara e posso garantir, vale cada centavo!! E agora ele compartilha com todos que querem aprender tambem essa arte da cozinha japonesa. Para quem gosta é uma excelente oportunidade!

  2. Conheço o trabalho deste profissional e posso afirmar que é, de longe, o melhor sushiman que conheci nos inúmeros lugares que já frequentei. Parabéns pelo trabalho de excelência !!! Nós é que somos beneficiados.

  3. Adilson

    Parabéns! Sucesso nos estudos e como professor.

  4. Eric

    Parabéns mineirinho!!!
    Sucesso fera!

  5. Barbara Soares

    Que orgulho de falar que esse sushimam e meu amigo!!!!!!

  6. Rodrigo Portilho

    Parabéns, Alysson. Esse é um reconhecimento mais que merecido. Sucesso, sempre!

  7. Cristiane Rodrigues

    Já tive o prazer de degustar essas delícias por várias vezes…e cada uma delas é um prazer inigualável! É mais que um dom…é prazer e dedicação que andam sempre juntos…parabéns e vc merece!

  8. cleverson marques

    parabéns pelo o seu sucesso ai em são Paulo ! e so de ser mineiro dedicado espero que conquiste o mundo ! o nosso ramo esta precisando de pessoas dedicadas e reconhecidas ! um abraço e continue assim !

  9. Parabens querido sobrinho, esta vitória é um privilégio seu.continue sempre assiim

  10. ROMILDA NUNES

    Parabéns Alysson. Muito sucesso! Que Jesus continue te dando graça e sabedoria para crescer cada dia mais e mais. Torço por você.

  11. Celina

    Gostaria de seu contato para tratar de um assunto de seu interesse. Aguardo retorno.

  12. Tiago

    Parabéns pelo esforço de ser diferente da concorrencia.
    Gostaria de aprender mais sobre culinaria japoneja Alysson,
    Se puder retornar em meu email.

    Tiago

  13. Reinaldo Passini

    Parabéns Alysson pelo trabalho.
    Tive o privilégio de fazer um curso de sushiman contigo e aprendi bastante coisa legal e hoje faço comida japonesa em casa e a minha família adora.

    Deus te abençoe !

  14. Alisson

    Não tem curso em São José dos Campos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.