Diferença entre sushi e sashimi

Como? Sushi e sashimi?

Muita gente prova, repete e vira fã. Mas muitos não sabem diferenciar o sushi do sashimi. Pois bem! Neste primeiro artigo, vamos falar desses dois tradicionais pratos da culinária japonesa que muitos apreciam.


O sushi, popularmente conhecido como “enroladinhos”, é feito com uma pequena tira de arroz compactada avinagrada, que cobre um pedaço de peixe cru ou outros ingredientes, que são enrolados por uma tira de nori, que são folhas de algas marinhas. Ficam deliciosos quando regados ao shoyu.

Já o preparo do sashimi é mais simples. São fatias de peixe cru, cozido, marinado ou como o chef preferir, feito com atum, salmão ou peixe branco. Pode ser regado também ao shoyu e wasabi.

Mas algumas pessoas, principalmente, as mulheres, preferem não saborear essas iguarias por acreditarem que são muitos gordurosos. Para acabar com este pensamento, trago aqui, algumas calorias dos tradicionais peixes utilizados no preparo desses pratos.

O sushi com atum traz apenas 45 calorias, o de salmão 39, o preparo com peixe branco apresenta apenas 30 e, o de camarão, tem 35 calorias.
Já as porções de sashimi apresentam menos calorias como, por exemplo, o de atum que tem apenas 25, o de salmão com 21 e, o de peixe branco, que traz 19 calorias.


Além de serem deliciosos, esses dois pratos e, todos os outros da culinária japonesa, trazem benefícios para a nossa saúde como o ômega 3, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, niacina e C. Portanto, não deixe de apreciar e saborear essa arte da cozinha.

Curso de Japonês Online

 

 

 

Escrito por Bruna Capasciutti
brunacjor@gmail.com
Twitter: @BCapasciutti

 

 

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

9 Comentários

  1. Eu estava super ancioso para o inicio deste curso. Adoro comida japonesa e adoro comer no Bar do Japa.
    Sucesso!
    Estou nessa!

    • Arnaldo Polizel é um prazer recebê-lo também em nosso curso. Qualquer dúvida é só mandar uma mensagem que retornaremos o mais rápido possível. Obrigado : )

      • Cecilia

        Olá! Tanto o sashimi ou o sushi apesar de nutricionalmente leves complicam para diabeticos?? São preparados com açúcar?

        • Olá Cecilia tudo bem?

          Não vejo problemas em diabéticos degustarem o Sashimi (fatias de peixe cru) o grande vilão é o arroz, pois além de ser rico em carboidratos também há uma grande quantidade de açucar em sua receita. : )

  2. suzana

    muito legal!! acho interessante vcs darem estas dicas, q embora sejam simples p quem é conhecedor da culinaria, p muitos são dados desconhecidos.
    Adoro acessar o site de vcs!!
    gde abço

  3. Jefferson

    Olá, tenho uma dúvida, sei que não tem a ver com o post, mas acredito que não haja problema perguntar por aqui… posso guardar sushi na geladeira de um dia para o outro? Comprei para a janta e sobrou bastante…

    • Olá Jefferson. Pode sim. No entanto tome cuidado com sushis com peixes e Crean. Veja a validade para não ter erro. Um grande abraço.

  4. Herculano M Santos

    Bom dia,
    Nao tem nenhum video explicando como fazer e cortar o sashimi? Gostaria de ver o corte do salmão, do atum e de peixe branco.
    Obrigado

    • Caro Herculano, tudo bom?
      Temos essa aula dentro do Programa Sushibilidade, nosso curso completo de Sushi.
      Inclusive ensinamos a desossar e filetar o salmão e o atum.
      Se você quiser saber mais, baixe nosso livro digital gratuito: http://cursosushi.com/
      Atte.
      Marcelo Asamura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.