Como comer Sushi no Japão

Texto adaptado de Eating Sushi in Japan por Shizuko Mishima, About.com

Como comer Sushi no Japão

Em casas japonesas, sushi normalmente é servido para celebrar ocasiões especiais. O Chirashi-zushi, os makizushis, inarizushis são comumente preparados em casa, seguindo receitas das famílias. O serviço de delivery de sushis também é popular no Japão. Portanto, os japoneses pedem sushi em ocasiões especiais.

Chirashizushi

Chirashizushi

Makizushi

Makizushi

Inarizushi

Inarizushi

Em restaurantes tradicionais, sushi pode ser um prato bem caro, pois eles utilizam os melhores ingredientes. Pode custar em média 100 dólares por pessoa, dependendo do que você pedir.

Kaiten-zushi

kaiten-zushi

Kaitenzushi

 

Tem alguns locais chamados de Kaiten-zushi, aonde você encontra pratos circulares em volta de uma área com uma esteira que leva os sushis até você. Esse tipo de restaurante é bem popular no Japão, então você pode encontrar Kaiten-zushis em quase todo lugar. Quando você for a um Kaiten-zushi, espero até o seu sushi favorito chegar até você, então você retirar o prato circular até a sua mesa. Se você não encontrar o seu sushi favorito passando perto de você, você pode fazer um pedido. Os tipos e cores de pratos determinam o preço do sushi. Se você quer economizar, você pode evitar pegar sushis mais caros. Os preços costumam varia de 100 ienes até 300 ienes por pratinho.

Restaurantes de Sushi no Japão

Sushi-ya

Sushi-ya

O que fazer em restaurantes de Sushi no Japão (Sushi-ya)

1. Limpe as suas mãos com o lenço Oshibori (toalhinha quente) e depois peça uma bebida;
2. Normalmente, eles oferecem Chá verde (chamado de agari em restaurantes de sushi), é a melhor opção para acompanhar sushi;
3. Você pode pedir um combinado de sushi com preço fixo ou pedir os seus sushis favoritos individualmente conforme você quiser comer.
4. É sempre recomendável perguntar ao chef (sushiman/sushiwoman) qual é a recomendação do dia;
5. Se você não for pedir um combinado de sushi, é bom pedir um ou outro tipo de sushi aos poucos do que pedir tudo de uma vez.
6. Coloque pouco de molho de soja na molheira fornecida pelo restaurante;
7. Para comer sushi, é bem comum comer com as mãos no Japão, inclusive é considerado um gesto elegante.
8. Quando for colocar o Sushi no molho de soja, não coloque todo o sushi. Apenas coloque uma ponta do sushi conforme você for comendo.
9. Não peça para o chef de sushi para trazer coisas como bebidas ou sua conta.
10. É um gesto amigável você comprar uma bebida para o chef de sushi se ele estiver fazendo um bom trabalho.

Fonte: Eating Sushi in Japan

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.