A origem do Sushi

Um dos pratos japoneses mais famosos no mundo é o Sushi, rolinho de alga e arroz recheado com diversos tipos de ingredientes como legumes e peixe cru. A grande maioria já experimentou ou ouviu falar, mas são poucas as pessoas que conhecem a história dessa típica iguaria do Japão. Se você também não conhece e gostaria de descobrir as curiosidades sobre o sushi, confira o texto a seguir:

A origem do Sushi

O sushi surgiu da necessidade dos chineses e japoneses de armazenarem peixe cru. A primeira técnica de armazenamento do peixe foi criada pelos chineses que limpavam e cortavam o peixe em filés, dispunham a carne em camadas dentro de um barril de madeira e cobriam com sal para posteriormente pressionar as camadas com uma pedra.

origem do sushi

Em seguida, os japoneses descobriram que se o peixe fosse armazenado entre camadas de arroz cozido, ele ficava conservado por mais dias devido ao ácido acético e láctico liberado pelo cereal. No século XVII, outra descoberta contribuiu com o armazenamento do peixe, a mistura do vinagre no arroz fermentava a carne permitindo que ela ficasse conservada por mais tempo.

Um certo dia, o cozinheiro japonês Yohei resolveu não esperar a fermentação e teve a ideia de servir o peixe cru enrolado no arroz. A aceitação foi enorme e assim surgia o Sushi. O prato se tornou muito popular em Ozaka e depois se espalhou por todo o oriente, sofrendo algumas alterações, como o acréscimo da alga.

 

Curiosidades

A palavra Sushi, significa literalmente “é azedo” se referindo a sua origem de alimento fermentado.

O principal ingrediente do sushi é o arroz e não o salmão como a maioria pensa.

Os japoneses não têm o costume de preparar sushis em casa, eles consideram que somente um chef conhece as técnicas para preparar um bom sushi.

Foi em 1980 que ocorreu o sushi boom, quando os Estados Unidos passou a considerar o prato saudável e vários restaurantes começaram a abrir no país e no mundo.

A temperatura das mãos interfere na qualidade e sabor dos sushis.

Aconselha-se comer uma fatia de gengibre entre um sushi e outro para neutralizar o sabor anterior e permitir saborear o próximo.

 

O que achou do post, gostou? Deixe aqui o seu comentário!

Um grande abraço!

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

10 Comentários

  1. Carlos

    Soy del sur de Argentina, muy buen articulo.

  2. Marcelo Fabiano M. Pompeu

    Hiro, boa noite obrigado mais uma vez por nos passar mais esse conhecimento….

  3. Lucas

    Onde eu baixo o curso de sushi?

  4. José

    Muito legal o artigo,hein Hiro!? Escrever de maneira sintética e ,ao mesmo tempo, prender a atenção do leitor é muito difícil! Mas você consegue fazer isso nos seus artigos… Parabéns!! E manda mais aí,rs

  5. Fábio Roberto lopes

    Muito não as informações, sou sushiman mas sempre gosto de estar aprendendo mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.