10 dicas para se tornar um Sushiman

Se você é apaixonado pela culinária japonesa e gostaria de tê-la como profissão, confira as 10 dicas para se tornar um Sushiman.

– Procure fazer cursos para aprender as técnicas de corte e montagem dos pratos. Comece com as noções básicas e posteriormente com as técnicas mais avançadas.

– Mais do que fazer qualquer tipo de curso, é preciso estudar a culinária, cultura e tradição do Japão para conhecer a fundo todas as características dos costumes que os japoneses têm ao cozinhar e comer e dos ingredientes e técnicas usadas.

– Adquira acessórios de qualidade usados para o preparo das refeições como a faca específica para sashimi, pinça para retirar os espinhos do peixe, pedra para afiar as facas e esteira usada para enrolar os sushis.

– Aprenda a escolher e limpar um bom peixe fresco e não utilize peixes como o atum, robalo e linguado descongelados, pois o sabor deles se perde.

– O manuseio dos ingredientes tem que ser rápido para que a temperatura das mãos não interfira na qualidade dos sashimis e sushis. O correto é concluir a montagem com o peixe ainda gelado e o arroz morno.

-Atente-se para manter sempre os ingredientes muito bem refrigerados. Use recipientes com gelo e não deixe os pratos expostos por muito tempo na mesa dos clientes.

– Use ingredientes típicos da culinária japonesa. Não invente combinações diferentes com morango, goiaba e queijo, por exemplo, pois elas descaracterizam muito os pratos orientais.

-Sirva os sushis e sashimis de forma organizada e bem apresentável em recipientes próprios.

-Pratique muito todas as técnicas para aprimorá-las.

-Aprenda técnicas de liderança para montar uma equipe de colaboradores que te ajudarão na cozinha.

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

1 Comentário

  1. Mateus

    Gostaria de saber até hoje não entendo porque “sushimem “Tem alguns que não tem ética profissional?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.