Restaurantes Japoneses que ganharam estrela Michelin no Brasil

Restaurantes Japoneses que Ganharam a Estrela Michelin no Brasil

Olá seja muito bem vindo ao blog sushibilidade. Aqui quem fala é o Hiro fundador do blog e coordenador dos cursos presenciais.

Muitos alunos e amigos geralmente perguntam qual são os melhores restaurantes japoneses de São Paulo e muitas vezes eu indico o site do meu amigo Breno do GourmetSan. Ele é viciado em sushis e toda semana visita um restaurante japonês.

Trabalho quase todos os dias com sushis e por este motivo não costumo visitar muitos sushibares rsrs no entanto no artigo de hoje eu separei os melhores restaurantes japoneses que ganharam estrela Michelin no Brasil. Acho que se você quer visitar um ótimo restaurante nada como começar com estas dicas.

Restaurantes Japoneses que Ganharam a Estrela Michelin no Brasil

Os Guias Michelin são uma série de guias publicados pela empresa francesa de pneus Michelin, por mais de um século. O termo normalmente se refere ao Michelin Red Guide publicado anualmente, o guia de referência mais antigo de restaurante e hotel europeu, que premia estrelas Michelin pela excelência a alguns estabelecimentos seletos.

A aquisição ou perda de uma estrela pode ter efeitos dramáticos sobre o sucesso do restaurante. Michelin também publica uma série de guias gerais para os países. O Guia Michelin Rio e São Paulo 2017, este na terceira edição, teve apresentação em comemoração concorrida, em que muitos chefs com prêmios fizeram a comida, pela noite de maio no hotel Unique, São Paulo.

Somente um restaurante recebeu 2 estrelas, D.O.M. que é paulistano, e que permanece com a classificação há 3 anos. Não há restaurante brasileiro que tenha cotação máxima das 3 estrelas, que aponta estabelecimento pelo qual é interessante viajar.

O Brasil possui 3 novos restaurantes, estrelados por Guia Michelin. Picchi, que é paulistano, e Oro, restaurante carioca adquirem de modo inédito a classificação de 1 estrela, que de acordo com a publicação célebre da França, se refere às casas de “cozinha requintada”, e também que “vale conhecer”. O restaurante Oro fez recuperação da estrela que tinha perdido em 2016, na situação que fechou as portas, anteriormente à alteração do perfil e endereço.

O que houve de maior movimentação em 2017 foi lista de restaurantes de boa culinária e preço bom, que são os Bib Gourmand, a classificação separada, sendo 7 novas casas, iniciando por Casa do Porco, localizada em São Paulo. Ainda passaram a participar da lista o Bistrot de Paris, Tanit, Più, Niaya, Tonton, e La Peruana Cevicheria. E em relação ao Rio, entrou na lista, Bottega del Vino.

Apenas o Attimo, localizado em São Paulo, foi o único restaurante aberto a perder a estrela. E Sudbrack, localizado no Rio de Janeiro, fechou, como também o fez Le Pre Catelan de Sofitel, que se encontra fechado. E 4 restaurantes deixam de ser considerados Bib Gourmand, sendo os paulistanos Sal Gastronomia, Marcel, Tian, sem contar Anna, que é carioca.

O guia, com criação no ano 1900 por André e Edouard Michelin, irmãos fabricantes de pneus, para auxiliar os motoristas para achar restaurantes nas estradas, o guia era de modo inicial dado de cortesia.

E se transformou em referência e recebeu prestígio no planeta todo. A chegada aos Estados Unidos ocorreu no ano 2005, e para Ásia no ano 2007. Na atualidade, sua seleção tem composição de 29 guias, que fazem cobertura de 28 nações em 4 continentes, com reunião de mais de 45.000 estabelecimentos no planeta.

Restaurantes Japoneses Estrelados do Michelin em São Paulo e Rio de Janeiro da Culinária Japonesa

Veja abaixo os restaurantes japoneses que ganharam a estrela Michelin no Brasil.

– Huto, São Paulo – Possui 1 estrela

Com comando por Fábio Honda, que mantém em currículo ter se caracterizado maítre em estrelado também Jun Sakamoto, este estabelecimento tem presença com 1 estrela em Guia Michelin, desde a edição inicial, no ano de 2015.

Saem os pratos frios e quentes, pelo salão de pouca luminosidade e volume baixo, da cozinha japonesa, sendo a apresentação de delicadeza, com exemplo de lagostins com creme de abóbora japonesa. Huto, que possui uma estrela, é localizado na avenida Jandira, em Moema.

– Jun Sakamoto, São Paulo – Possui 1 estrela

Este estabelecimento, que permaneceu com sua estrela no Michelin, se resume um dos principais responsáveis pelo nível elevado do sushi de São Paulo. O restaurante é discreto, que nem exibe nome pela porta, o sushiman de renome faz atendimento de somente 8 clientes a cada noite em balcão, para quem serve menu-degustação apresentando 16 peças de sushi, mais 2 pratos quentes pequenos, e ainda 1 sobremesa. Este restaurante fica na rua Lisboa, em Pinheiros.

– Kan Suke, São Paulo – Possui 1 estrela

A casa é pequena, sendo de 20 metros quadrados, pela área da avenida Paulista, dispõe de cardápio com sushis e pratos tradicionais quentes com origem japonesa. Pelo menu degustação, há 12 sashimis, 3 pratos quentes, e 8 sushis. Possui menu executivo, a incluir pelos sábados. Kan Suke, com uma estrela, tem localização na avenida Brigadeiro Luís Antônio, Bela Vista.

– Kinoshita, São Paulo – Possui 1 estrela

Quem comanda é o chef-sushiman, Tsuyoshi Murakami, este estabelecimento é um dos lares de kappo cuisine, que é a alta cozinha japonesa, aqui no país. O ambiente apresenta requinte e a cozinha cuidadosa, Kinoshita tem funcionamento em Vila Nova Conceição, rua Jaques Félix, endereço de alto estilo, sendo os preços pelas alturas. E no ano 2017, permaneceu com sua estrela Michelin.

– Kosushi, São Paulo – Possui 1 estrela

Kosushi se encontra no Michelin, sendo 1 estrela desde a estréia no ano de 2015, porém de lá para cá, a localização que completou 29 anos em 2017, passou por renovada. George Koshoji permanece sendo o responsável pelos sashimis e sushis, que se encontra lá desde a inauguração.

O menu mais recente oferece combinações, sendo exemplo o sushi de lagostim cozido em dashi, como também a lagosta em tempurá com molho cremoso de wasabi e pimenta verde. O endereço é rua Viradouro, em Itaim Bibi.

– Mee, Rio de Janeiro – Possui 1 estrela

Com localização em hotel Copacabana Palace, este estabelecimento permaneceu com sua estrela Michelin. Trata-se de um dos principais restaurantes asiáticos na cidade, e oferece sashimis e sushis, mais pratos quentes. O endereço é avenida Atlântica, Copacabana.

Espero que tenha curtido o artigo de hoje sobre Restaurantes Japoneses que ganharam estrela Michelin no Brasil. Caso tenha alguma ideia deixe aqui seu comentário logo abaixo.

Um grande abraço e até o próximo artigo.

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *