Os cinco filmes inspiradores para quem pretende ser um Sushi Chef

5 Melhores Filmes Inspiradores para Quem Pretende Ser um Sushi Chef

Olá olá seja muito bem vindo ao blog Sushibilidade. Aqui quem fala é o Hiro e hoje estou aqui com alguns filmes para os entusiastas da culinária japonesa e internacional, ou para as pessoas que apenas amam comer bem, são apresentados 5 melhores filmes inspiradores para quem pretende ser um Sushi Chef.

Atualmente há muitos programas de televisão, canais na internet, concursos sobre o tema, a culinária adentrou as mídias e tem conquistado as pessoas cada vez mais. Anteriormente os que passavam longe da cozinha, agora se arriscam em receitas desafiadoras e querem sentir o sabor de ser chef de cozinha, um sushi chef, por exemplo.

Os filmes seguintes apresentam o universo cheio de sabor e tempero para quem assiste se inspirar em cozinhar mais, cozinhar bem, e para os que desejam se profissionalizar na área, afinal, a inspiração é muito importante para começar um novo desafio de ser um sushi chef. 

– For Grace

Um dos chefs de maior renome do país, Curtis Duffy, se encontra a construir seu restaurante que tanto sonhou, mesmo passando pela difícil fase na vida pessoal dele. A ambição é tornar o seu restaurante localizado em Chicago, Grace, a ser o melhor da nação. E trabalha na construção do estabelecimento desde a caixa de concreto à noite de abertura. Curtis ainda revisita a infância difícil. O filme é imperdível, e de 2015.

 – Sushi a la Mexicana

Juana, mãe solteira, consegue picar e fatiar tudo com enorme velocidade e precisão. Após trabalhar em carrinho de frutas por anos, Juana toma a decisão de aceitar um emprego no restaurante de culinária japonesa local.

Ela fica intrigada com o estilo, e aprende a fazer vários sushis sozinha. Ela eventualmente tenta se transformar chef de sushi, no entanto, se vê incapaz já que possui a raça e gênero “errados”. Enfrentando as probabilidades todas, Juana embarca no desafio da auto-descoberta, com determinação para não permitir que ninguém atrapalhe de atingir seu sonho. Sushi a la Mexicana é de 2014 e animador para quem deseja ser um sushi chef.

E sobre o preconceito, é muito triste que o patriarcado esteja vivo e bem no mundo do sushi tradicional, especialmente no Japão. Há ainda muita descriminação contra as sushi chefs mulheres. Há todos estes mitos sobre mulheres e fazer sushi que são inverdades. Muitas vezes se escuta no Japão que a mão das mulheres é muito quente, porque elas são muito emocionais, e assim cozinham o peixe enquanto os manipulam. Isso é um absurdo e cientificamente impreciso.

Houve até um estudo feito em The Lancet mostrando que as mãos dos homens tendem a ser mais quentes do que as mãos das mulheres. Há outros argumentos dados também, todos dos quais são especiosos. Enfim, o filme é sugestão especial tratando deste assunto, particularmente para as mulheres que desejam se tornar sushi chef com orgulho. 

 

– Food Matters

A pessoa é o que come. Essa máxima se caracteriza base do documentário incrível Food Matters, de 2008, com produção de James Colquhoun e Carlo Ledesma.  A medicina tradicional é confrontada com a ortomolecular pelo filme, a medicina com base em nutrição.

É mostrada o quanto equivocada está a forma das pessoas tratarem as enfermidades. E ainda apresenta o vicioso ciclo da agricultura extensiva, que coloca fim aos nutrientes de solo, compondo plantas de maior fragilidade para ataques de pestes, que termina acarretando a aplicação dos pesticidas. Estes as contaminam, que terminam a envenenar quem as consome, tornando a pessoa mais fraca, procurando então remédios.

 – Pegando Fogo

 

Pegando Fogo de 2015, apresenta o chef de cozinha Adam Jones, interpretado por Bradley Cooper, que já foi um dos mais renomados em Paris, porém os problemas com drogas e álcool atrapalharam sua carreira.

Depois de fase de isolamento passada em Nova Orleans, Adam segue para Londres com disposição para reiniciar sua carreira e conquistar a terceira estrela sonhada em badalado e importante guia Michelin de restaurantes.    Para tal ele vai contar com o auxílio de Tony, este gerencia restaurante na capital, e uma equipe é recrutada de velhos conhecidos.

 

– Jiro Dreams of Sushi

 

O especialista em sushi de 85 anos, Jiro Ono trabalha de modo incansável no próprio restaurante, Sukiyabashi Jiro. O filho de Jiro, Yoshikazu, tem o desafio de comandar o estabelecimento renomado, pequeno e caríssimo, e libera seu pai para ele se dedicar ao objetivo de vida que tem, a criação do sushi perfeito. Este filme de gênero documentário teve data de lançamento para 2012.

E falando sobre o sushi perfeito, tradicionalmente, o sushi é servido em pratos de laca ou madeira, de estilo japonês, minimalista, geométrico, mantendo as qualidades estéticas desta culinária. Muitos restaurantes de sushi oferecem conjuntos de preço fixo, selecionados pelo chef. Estes são muitas vezes classificados como sho-chiku-bai, sho/matsu, chiku/take, com matsu o mais caro, e ume o mais barato.

Os restaurantes de sushi costumam ter sala de estar privada, onde é pedido que os convidados removam seus sapatos, os deixando fora da sala. No entanto, a maioria dos sushi bares oferece aos clientes uma experiência casual com um conceito de sala de jantar aberta.

O sushi pode ser servido em estilo kaiten zushi. Os pratos codificados com cor de sushi são determinados em uma correia transportadora, conforme ela passa, os clientes escolhem como eles desejam. Após terminar, a conta é calculada contando quantos pratos de cada cor foram consumidos.

Os restaurantes kaiten zushi mais novos usam códigos de barra ou etiquetas especiais embutidas nos pratos para gerenciar o tempo decorrido após o item ter sido preparado.


O que achou do post, gostou? Eu acredito que a gastronomia pode unir e transformar pessoas e foi o que aconteceu na minha vida. Nada como alguns filmes motivadores para dar aquele ânimo antes de começar o seu dia, fazendo sushis ou até mesmo trabalhando na cozinha não é mesmo?

Bom agradeço a sua presença e não esqueça de visitar o meu canal no youtube. Lá você encontrará um pouco do meu trabalho e também dicas sobre culinária japonesa.

Um grande abraço!!

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

2 Comentários

  1. Boa noite, gostei das dicas e gostaria de receber vídeos pois estou tentando abrir um deliver de sushi com o pouco que conheço sobre sushi e gostaria mto de futuramente fazer um curso com você assim que eu tiver condições financeiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *