Festival do Japão em São Paulo

Festival do Japão, o Maior Festival do Brasil

O Festival do Japão, na atualidade determinado o maior evento sobre a cultura do Japão do planeta, teve realização por KENREN, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, inicialmente no ano de 1998, a comemorar 90 anos em relação à imigração japonesa no país, sendo o foco na divulgação da cultura japonesa e transmissão de tradições e conhecimento da cultura às gerações novas.

Do ano 1998 para 2001, o Festival do Japão aconteceu no Parque do Ibirapuera, sendo o apoio da Prefeitura de São Paulo, e no período até 2004, no pátio referente ao estacionamento da Assembléia Legislativa. No ano 2005, partindo da oitava edição, buscando instalações maiores, este festival teve transferência para Centro de Exposições Imigrantes, que é a atual São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, Zona Sul da cidade de São Paulo.

Anualmente, procura oferecer atividades diferentes, sem contar novidades, curiosidades da gastronomia, dicas de bem-estar e saúde, e tecnologia. Várias instituições públicas e privadas, e entidades do país e do Japão, têm participação no festival, permitindo integração e intercâmbio em relação às informações.

No ano de 2017, foram completados 20 anos de festivais sem interrupção, no início do mês de julho, sendo o sucesso crescente, grande repercussão em mídia e geral reconhecimento da sociedade, e órgãos internacionais, estaduais, federais, municipais.

A KENREN, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, que realiza o evento, mantém pulsante o espírito de início que rodeou a criação do festival, sendo a divulgação de tradições e cultura japonesa, e apoiar entidades de assistência, com o caráter mantido de evento beneficente, sendo que sem fins lucrativos.

Apoio e Patrocínios 

As empresas do Brasil principais que têm interesse em público deste evento, e maiores empresas do Japão com sede no país se caracterizam patrocinadoras e parceiras em relação ao Festival do Japão, por meio dos projetos especiais que possibilitam exposição e visibilidade da marca dos próprios patrocinadores.

O patrocínio essencial de empresas possibilita que o KENREN possa custear a montagem especial, infraestrutura toda, conforto para público, sem contar logística do festival, que se resume beneficente e com organização pelos voluntários, na ausência de fins lucrativos.

O Festival do Japão tem apoio e incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e ainda de Programa de Ação Cultural, que faz seleção de projetos de cunho cultural com aprovação por Secretaria de Estado da Cultura, possibilitando Incentivo Fiscal aos patrocinadores.

 Principais Atrações

As culinárias típicas regionais se destacam, com representação de 47 províncias japonesas. Mais um destaque é a cultura com demonstrações culturais abertas para público, workshops e oficinas. Em relação às exposições, há ikebana, exposição de tema do evento, e cerimônia do chá.

E os shows são mais um atrativo, com música, apresentações, bon odori, teatro, taiko com os tambores, e danças folclóricas. Em relação às artes marciais, há demonstrações e workshops de escolas principais. É presente a área das crianças com oficinas sem custo de recreação e cultura, e também a área da terceira idade, com práticas e atividades culturais à vida saudável.

O cosplay é atrativo, com reunião de melhores cosplayers do Brasil, com Akiba Cosplay Summit. E acontece a final nacional com representantes do país todo, Miss Nikkey Brasil.

 Taiko e Cosplay

Taiko é uma ampla gama de instrumentos de percussão japoneses. Em japonês, o termo se refere a qualquer tipo de tambor, mas fora do Japão, é usado para se referir a qualquer dos vários tambores japoneses, chamados de wadaiko, e para formar o conjunto de percussão de taiko, mais especificamente chamado kumi-daiko.

O processo de construção do taiko varia entre os fabricantes, e a preparação do corpo do tambor e película pode levar vários anos dependendo da metodologia. O taiko tem uma origem mitológica no folclore japonês, mas os registros históricos sugerem que taiko foi introduzido ao Japão através da influência cultural coreana e chinesa.

Alguns são similares aos instrumentos originários da Índia. A evidência arqueológica também apóia que taiko esteve presente no Japão durante o século 6 no período de Kofun. Sua função variou através da história, variando de comunicação, ação militar, acompanhamento teatral, e cerimônia religiosa tanto para as apresentações de festival e concerto.

Em tempos modernos, o taiko também desempenhou um papel central nos movimentos sociais para minorias dentro e fora do Japão. A performance de kumi-daiko, caracterizada por um conjunto que toca diferentes tambores, foi desenvolvida em 1951 através do trabalho de Daihachi Oguchi e continuou com grupos como Kodo.

Outros estilos de apresentação, como hachijo-daiko, também emergiram de comunidades específicas no Japão. Os grupos de apresentação kumi-daiko são ativos não apenas no Japão, mas também nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Brasil.

A apresentação de taiko consiste de muitos componentes no ritmo técnico, forma, firmeza, roupas e instrumentação particular. Conjuntos tipicamente usam diferentes tipos de nagado-daiko em forma de barril, assim como shime-daiko menor. Muitos grupos acompanham os tambores com vocais, cordas e instrumentos de sopro.

Já o cosplay, kosupure, uma contração das palavras costume play, é uma arte de apresentação em que os participantes chamados de cosplayers vestem figurinos e acessórios de moda para representar um personagem específico.

Os cosplayers muitas vezes interagem para criar uma subcultura e um uso mais amplo do termo “cosplay” se aplica para qualquer interpretação de papel de traje em locais diferentes do palco. Atualmente o cosplay é uma arte atrativa e que faz sucesso no Brasil também.

 

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *