Benefícios Do Salmão Na Culinária Japonesa

O salmão é um dos alimentos mais nutritivos do planeta.

Este peixe gordo popular na culinária japonesa é carregado de nutrientes e pode reduzir os fatores de risco para muitas doenças. Além disso, também é saboroso, versátil e amplamente disponível em todo o mundo

Assim conheça os seis benefícios surpreendentes do salmão na culinária japonesa:

1. Rico Em Ácidos Graxos Ômega-3

O salmão é uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa EPA e DHA.

Uma porção de 100 gramas de salmão de viveiro tem 2,3 gramas de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, enquanto a mesma porção de salmão selvagem contém 2,6 gramas.

Ao contrário da maioria das outras gorduras, as gorduras ômega-3 são consideradas “essenciais“, o que significa que você deve tê-las em sua alimentação, já que seu corpo não pode produzi-las.

Embora não haja ingestão diária recomendada de ácidos graxos ômega-3, muitas organizações de saúde recomendam que adultos saudáveis ​​consumam no mínimo 250 a 500 mg de EPA e DHA combinados por dia.

EPA e DHA têm sido associados a vários benefícios para a saúde, como a diminuição da inflamação, diminuição da pressão arterial, redução do risco de câncer e melhora da função das células que revestem suas artérias.

Uma análise de 16 estudos controlados descobriu que tomar de 0,45 a 4,5 gramas de ácidos graxos ômega-3 por dia leva a melhorias significativas na função arterial.

Além disso, estudos demonstraram que obter essas gorduras ômega-3 a partir do salmão aumenta os níveis em seu corpo de forma tão eficaz quanto a suplementação com cápsulas de óleo de peixe.

Quanto à quantidade de peixe a ser ingerida, consumir pelo menos duas porções de salmão por semana pode ajudar a atender às suas necessidades de ácidos graxos ômega-3.

2. Grande Fonte De Proteína

O salmão é rico em proteínas de alta qualidade. Como as gorduras ômega-3, a proteína é um nutriente essencial que você deve consumir em sua dieta.

A proteína desempenha um número de papéis importantes no corpo, inclusive ajudando seu corpo a se curar após lesões, protegendo a saúde dos ossos e mantendo a massa muscular durante a perda de peso e o processo de envelhecimento.

Pesquisas recentes descobriram que, para uma saúde ideal, cada refeição deve fornecer pelo menos 20-30 gramas de proteína de alta qualidade.

Uma porção de 100 gramas de salmão contém 22-25 gramas de proteína.

3. Possui Vitaminas B

O salmão é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B. Para lhe mostrar, confira abaixo o teor de vitamina B em 100 gramas de salmão selvagem:

Vitamina B1 (tiamina): 18% da IDR

Vitamina B2 (riboflavina): 29% da IDR

Vitamina B3 (niacina): 50% da IDR

Vitamina B5 (ácido pantotênico): 19% da IDR

Vitamina B6: 47% da IDR

Vitamina B9 (ácido fólico): 7% da IDR

Vitamina B12: 51% da IDR

Essas vitaminas estão envolvidas em vários processos importantes em seu corpo, inclusive transformando os alimentos que você ingerem em energia, criando e reparando o DNA e reduzindo a inflamação que pode levar a doenças cardíacas.

4. Boa Fonte De Potássio

O salmão é bastante rico em potássio. Essa afirmação é especialmente verdadeira para o salmão selvagem, que fornece 18% da IDR em 100 gramas, contra 11% do salmão criado.

De fato, o salmão contém mais potássio do que uma quantidade equivalente de banana, que fornece 10% da IDR.

O potássio ajuda a controlar a pressão sanguínea. Também reduz o risco de acidente vascular cerebral – AVC..

Uma grande análise de 31 estudos descobriu que a suplementação com potássio reduziu significativamente a pressão arterial, especialmente quando adicionada a uma dieta rica em sódio.

Uma das maneiras em que o potássio reduz a pressão arterial é impedindo a retenção de água em excesso. Um estudo descobriu que restringir o potássio levou a um aumento na retenção de água e pressão arterial em pessoas saudáveis ​​com pressão arterial normal.

5. Pode Reduzir O Risco De Doenças Cardíacas

Comer salmão regularmente pode ajudar a proteger seu corpo contra doenças cardíacas.

Isso se deve, em grande parte, à capacidade do salmão de aumentar o ômega-3 no sangue. Muitas pessoas têm mais ácidos graxos ômega-6 no sangue, em relação ao ômega-3.

Assim, pesquisas sugerem que, quando o equilíbrio desses dois ácidos graxos não existe, o risco de doenças cardíacas aumenta.

Em um estudo de quatro semanas com homens e mulheres saudáveis, consumir duas porções de salmão de viveiro por semana aumentou os níveis de ômega-3 no sangue em 8–9% e diminuiu os níveis de ômega-6.

Além disso, o consumo de salmão e outros peixes gordurosos diminuiu os triglicerídeos e aumentou os níveis de gorduras ômega-3 mais do que os suplementos de óleo de peixe.

6. O Salmão É Delicioso e Versátil

O salmão é inegavelmente delicioso. Tem um sabor único e delicado, diferente de muitos outros peixes gordurosos, como a sardinha e a cavala.

Também é extremamente versátil. Pode ser cozido no vapor, refogado, defumado, grelhado ou assado. Também pode ser servido cru em sushis e sashimi.

Além disso, o salmão enlatado é uma opção rápida e barata que oferece os mesmos benefícios de saúde impressionantes que o peixe fresco. De fato, quase todo o salmão enlatado é mais selvagem que o de viveiro, e seu perfil nutricional é excelente.

Se optar por essa forma de consumo, procure-o em latas livres de BPA para evitar os potenciais riscos à saúde associados a esse produto químico.

O salmão é um alimento que oferece vários benefícios impressionantes para a saúde. Consumir pelo menos duas porções por semana pode ajudá-lo a atender às suas necessidades nutricionais diárias e reduzir o risco de várias doenças.

Além disso, o salmão é saboroso, satisfatório e versátil. Incluir este peixe como uma parte regular de sua dieta pode muito melhorar sua qualidade de vida de forma impressionante – os japoneses que o digam!

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.