Atum: o que você deveria saber sobre o Peixe. Confira Agora!

Características e Benefícios do Atum

Várias pessoas já incluem o atum (peixe) em sua alimentação cotidiana. Porém, aquelas que não o fazem estão deixando de usufruir enormes benefícios.

Os benefícios do atum para a saúde incluem a sua capacidade de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, estimular o crescimento e o desenvolvimento, baixar a pressão arterial e níveis de colesterol e ajudar na perda de peso.

O atum também tem a capacidade de aumentar o sistema imunológico, elevar a energia, manter a saúde da pele, aumentar a contagem de glóbulos vermelhos, prevenir câncer, proteger contra várias doenças renais, reduzir a inflamação geral e inibir o dano da membrana celular.

O Atum

O atum pertence a uma família muito diversificada de peixes, e se tornou um dos peixes mais valorizados e desejáveis ​​no mercado.

O seu sabor delicioso, a disponibilidade global e os componentes saudáveis o ​​tornam um substituto perfeito para a carne vermelha ou para estar no prato daqueles que gostam de acrescentar uma variedade mais saudável às suas dietas.

Pertence à mesma família do Bonito e Cavala (família Scombridae). No entanto, o atum pertence a gênero Thunnus. Esse gênero contém 15 espécies de atum, a maioria das quais são apreciadas em todo o mundo.

Os peixes de atum de diferentes espécies são encontrados em todos os oceanos e, embora diferentes culturas desfrutem de variedades diferentes, os benefícios para a saúde são em grande parte os mesmos.

O sabor do atum é extremamente agradável, podendo ser comido em postas, em patê com bolachas ou pão, em salada de atum e hambúrguer.

É versátil, delicioso, barato e muito bom para a saúde. Mas quais os demais benefícios do atum? Vamos descobrir.

Valor Nutricional do Atum

Os benefícios do atum que estão listados no tópico acima podem ser atribuídos ao número de vitaminas, minerais, nutrientes e outros compostos orgânicos encontrados nesse delicioso peixe.

São repletos de antioxidantes e proteínas, sem muita gordura saturada ou sódio. Também possui níveis impressionantes de selênio e boas quantidades de fósforo, ferro, magnésio e potássio.

Benefícios do atum para a saúde

Agora, chegou o momento de explorar mais os benefícios do atum que você provavelmente não conhece:

Saúde do coração
O benefício de saúde mais atribuído ao atum é o seu impacto significativo na saúde do coração.

Em termos de redução das doenças coronárias, o atum tem níveis muito elevados de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir os ácidos graxos ômega-6 e colesterol nas artérias e nos vasos sanguíneos.

Pressão sanguínea
A combinação de ácidos graxos ômega-3, que são anti-inflamatórios e podem ajudar a reduzir a pressão arterial, juntamente com o potássio, um vasodilatador, fazem do atum um peixe muito bom para baixar a pressão arterial.

Reduzir a hipertensão pode aumentar significativamente a sua saúde, reduzindo a pressão em seu sistema cardiovascular. Isso ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames.

Perda de peso

A obesidade é uma das doenças mais preocupantes das últimas décadas. Felizmente, o atum é baixo em calorias e gorduras, mas carregado com nutrientes benéficos e proteínas.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 encontrados no atum estimulam um hormônio chamado leptina, que equilibra a ingestão alimentar do corpo com o desejo interno de comer mais, se certificando de que seu corpo está apenas consumindo o que precisa.

Sistema imunológico

O atum contém boas quantidades de vitamina C, zinco e manganês, todos considerados antioxidantes.

Os antioxidantes são um dos mecanismos de defesa do corpo contra os radicais livres, os subprodutos do metabolismo celular que podem causar câncer e outras doenças crônicas.

No entanto, o verdadeiro campeão do sistema imunológico presente no atum é o selênio. Quase 200% do requisito diário em uma única porção.

Energia

As vitaminas do complexo B no atum estão envolvidos no aumento do metabolismo, aumentando a eficiência dos órgãos, protegendo a pele e aumentando os níveis de energia.

Ao consumir peixe de atum regularmente, você pode garantir que terá um corpo ativo, enérgico e saudável.

Circulação sanguínea

Ao conhecer os benefícios do atum para o coração, as pessoas geralmente esquecem que ele também é muito bom para o sangue!

O atum é uma rica fonte de ferro, juntamente com as vitaminas do complexo B que desempenham um papel importante na formação de glóbulos vermelhos.

Prevenção do câncer

Conforme mencionado anteriormente, o atum possui excelentes propriedades antioxidantes, graças ao selênio e a vários outros componentes nutricionais, tornando-o efetivo na prevenção de alguns tipos de câncer.

Estudos já realizados ligaram o atum a uma redução na ocorrência de câncer de mama, enquanto outros estudos também revelaram um benefício contra o câncer de rim também.

O selênio é um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres antes que eles possam causar mutações em células saudáveis, transformando-os em células cancerígenas.

Outros resultados promissores mostraram uma redução no câncer de cólon, graças aos altos níveis de ácidos graxos ômega-3.

Inflamação reduzida

Reduzindo a inflamação geral do corpo graças ao colesterol saudável e a vitaminas e minerais, o atum pode manter os níveis de estresse baixos.

Uma redução da inflamação em todo o corpo garante um melhor funcionamento de todos os sistemas de órgãos. Também ajuda a prevenir doenças inflamatórias como artrite e gota, que afligem milhões de pessoas.

Redução do dano na membrana celular

Quando o atum é cozido, ocorre algo muito interessante: as proteínas do atum começam a quebrar, transformando-se em fragmentos chamados de peptídeos.

Esses fragmentos são poderosos antioxidantes que visam especificamente as membranas celulares, mantendo-as saudáveis, fortes e funcionando adequadamente.

Os radicais livres muitas vezes atacam membranas em todo o corpo, incluindo aquelas no cérebro.

Assim, comer atum cozido e melhorar a proteção da membrana é uma boa ideia!

Depressão

A ingestão de atum também pode ser um bom remédio para a depressão.

Os achados de uma pesquisa sugerem que o consumo de atum pode ser benéfico para a saúde mental das mulheres.

Além disso, também pode reduzir os níveis de depressão em mulheres.

Você conhecia algum desses benefícios presentes na ingestão de Atum? Deixe um comentário. Aproveita e compartilha o post em suas redes sociais.

Hiro Ozono

Hiro C. Ozono é apaixonado por Culinária Japonesa e Empreendedorismo. Hoje ajuda empreendedores que pretendem abrir algo relacionado a culinária japonesa com suas dicas e opiniões em seu blog.

Website: http://www.cursosushi.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *